Com a reclassificação e a chegada das companhias aéreas, a expectativa é de que Dourados volte a se consolidar como importante polo regional de transporte aéreo – Foto: Assecom
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, foi oficialmente reclassificado e agora está apto a receber voos comerciais regulares. A medida foi publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União, por meio de portaria do Ministério dos Portos e Aeroportos. A reclassificação representa mais um passo importante para a retomada das operações, suspensas desde 2021.
O documento, assinado pelo superintendente substituto de Infraestrutura Aeroportuária, Marcos Roberto Eurich, atualiza a categoria do aeródromo de AP-0 para AP-1. Essa nova classificação, concedida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), permite o funcionamento de aeroportos com movimentação anual inferior a 600 mil passageiros e libera o espaço para receber voos comerciais regulares.
Até então, o aeroporto operava exclusivamente com aviação geral, táxi aéreo e voos comerciais não regulares por aeronaves particulares.
A primeira companhia aérea a retomar voos na cidade será a Latam, que estreia sua operação em Dourados no dia 8 de setembro. Inicialmente, a empresa disponibilizará voos para o aeroporto de Guarulhos (SP), conectando Dourados ao maior hub aéreo do país.
O prefeito Marçal Filho já confirmou que mantém diálogo com representantes da Gol e Azul para que ambas também passem a operar no município, ampliando a oferta de voos e destinos a partir de Dourados.
Com a reclassificação e a chegada das companhias aéreas, a expectativa é de que Dourados volte a se consolidar como importante polo regional de transporte aéreo no interior de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Dourados Agora